terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Exposição Hans Christian Andersen - Verdade, verdadinha!

Verdade, verdadinha!

Contos de Andersen

" É uma história terrível - dizia uma galinha. Isto passava-se no lado oposto da cidade onde o caso tinha ocorrido.
- É uma história terrível! E logo foi acontecer num galinheiro. Eu não me atrevia a dormir sozinha esta noite. Felizmente somos muitas no mesmo poleiro!
E então contou, de tal maneira que as penas das outras galinhas se eriçaram enquanto ela, num roufenho cacarejar, articulava o seu relato, e o próprio galo ficara de crista caída. Verdade, verdadinha!...." 



Este conto de Hans Christian Andersen pode resumir-se no ditado: 
"Quem conta um conto, acrescenta um ponto..."


O relato de um acontecimento passa de boca em boca, e ao fim de umas horas, já se transformou numa história totalmente diferente, cheia de acontecimentos altamente dramáticos, quando tudo começou com uma galinha no simples acto de se coçar... o que lhe fez cair uma pena. Só que a história, contada e recontada, adquiriu proporções gigantescas, de tal maneira que a galinha que perdeu a pena, horas mais tarde, ao ouvir a história, de modo algum se reviu nela... cada um que a contou, acrescentou-lhe um ponto... deturpando a verdade!



(Clique nas fotos para ampliar)
90X90cm


Fase do quadro ainda em execução

Exposição "Hans Christian Andersen - O Contista", que decorreu na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-oVelho.


Sem comentários:

Enviar um comentário